sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Relatório de conexões VPN Client - ForeFront TMG 2010

Fala Galera!!! Nesse post, vou demonstrar como obter informações do momento de conexão dos usuários VPN Client no ForeFront TMG 2010 para fins de auditória de conexões e outros. Para isso devemos utilizar a ferramenta Loggin do ForeFront TMG. 

Como a ideia é ter informações de quem fechou VPN e quanto tempo ficou conectado, teremos que criar dois filtros de consulta, um para Conexão VPN iniciada e outro para Conexão VPN encerrada. Com isso teremos o momento exato em que o usuário inicia Conexão VPN bem como o momento exato quando o mesmo se desconecta.

Para coletar essas informações, vamos às etapas abaixo:

Acessar o menu Logs & Reports > Aba Logging


Criar as consultas de log time e Action conforme a imagem abaixo

Log Time: É a condição utilizada para a coleta dos logs. No exemplo acima estamos filtrando os últimos 30 dias

Action: É a condição para a busca do filtro ação, em nosso exemplo vamos buscar todos os logs com valores de Initiated VPN Connection (Conexão VPN Iniciada), ou seja, a hora em que um usuário inicial sua sessão VPN Client.

Assim que clicamos no botão Start Query para iniciar a consulta, teremos o resultado abaixo, onde temos informações como hora da conexão VPN Client, o IP utilizado e o usuário.


Uma vez que as informações foram listadas, é possível copiar todas as informações através do botão Copy All Results to Clipboard e posteriormente colar em um Excel. 


Agora que já listamos informações do momento de em que a Conexão VPN foi iniciada, vamos agora listar as informações do momento em que a sessão VPN Client foi encerrada. Para isso, basicamente temos que apenas mudar o valor do filtro Action de Initiated VPN Connection para Closed VPN Connection e iniciar uma nova consulta.

Obs. Após a alteração, devemos clicar no botão “update” para que a alteração no filtro seja salva.
Abaixo, o resultado da consulta do filtro Closed VPN Connection, onde é informado o momento em que o usuário desconectou da VPN Client. Podemos copiar as informações e jogar para um documento Excel para tratar as informações.

Com isso, podemos tratar as informações coletadas nos logs, removendo colunas e informações desnecessárias e ter algo parecido com o Excel abaixo onde é mostrado que o usuário woliveira iniciou uma conexão VPN as 12:24hs e se desconectou as 12:25hs no dia 11/12/2012. 



Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário