terça-feira, 5 de março de 2013

Configuração Compartilhada do IIS 7.0

Fala galera!

Nesse post vou falar sobre a funcionalidade do IIS 7.0 Shared Configuration. Com ele é possível centralizar as configurações do IIS em um repositório compartilhado na rede.

Mas qual é a real utilidade dessa configuração? Vamos imaginar o seguinte cenário:

Você possui dois servidores de IIS7 trabalhando em alta disponibilidade ou NLB. Nesses servidores você hospeda todos os seus arquivos referentes a sua pagina ou sistema. Agora vamos supor que você precise criar mais um novo site nesse ambiente. Para isso você deve criar o novo site no Servidor IIS-1 e em seguida cria-lo também no Servidor IIS-2 para manter as informações atualizadas nos dois servidores. 

Isso parece até simples quando falamos de poucos sites para administrar, agora pense em um ambiente com diversos sites, onde a replicação das configurações do IIS-1 para IIS-2 fossem realizadas de forma manual. Isso seria muito trabalhoso.

Pois bem..ai que entra o Shared Configuration, pois uma vez configurado, qualquer alteração feita em qualquer um dos servidores IIS, essa alteração é aplicada automaticamente aos demais servidores IIS membros dessa configuração compartilhada.

Vamos aos passos:

Antes de começar, o único pré-requisito é você possuir uma pasta compartilhada na rede que será o repositório dos arquivos de configuração do IIS compartilhado e da chave de criptografia.

Abra a console do IIS do Servidor1 e clique em Shared Configuration 

Informar o compartilhamento da rede, usuário e senha. Após isso clicar em Export Configuration

Preencher novamente o caminho da rede e em seguida informe uma senha para a chave de criptografia. Essa chave protege algumas informações de configuração do IIS e serve para inserir membros na configuração compartilhada

Arquivos de configuração exportados com sucesso.

Agora clique em aplicar e será solicitado a senha da chave de criptografia

Mensagem que o IIS irá fazer backup de configuração de chave atual

Shared Configuration Salvo.

Arquivos de configuração do IIS exportados no repositório da rede

Agora vamos ao servidor IIS 2

Abra a console do IIS do Servidor2 > Shared Configuration e informar os mesmo dados compartilhamento, usuario e senha utilizados no Servidor1.

Clique em Aplicar e será solicitado a senha da chave de criptografia

Clique em OK

Clique em OK

Pronto!!! Agora você só precisa realizar as alterações apenas em um Servidor IIS e os demais serão automaticamente atualizados.

Abraços!!!

Um comentário:

  1. Desculpe vi agra o post, só uma dúvida é possível replicar só as configurações, mais quando eu parar o serviço do IIS no primário não afetar o secundário ou o restantes do nos, ouseja replicar so a criação dos websites.

    ResponderExcluir