terça-feira, 23 de abril de 2013

Windows Azure - Criando uma Maquina Virtual

Galera,

Abaixo o procedimento para criar uma Virtual Machine no Windows Azure.


1) Entre no portal do Windows Azure e clique no botão NOVO ou CRIAR UM ITEM


2) Navegue pelos menus COMPUTAÇÃO > MAQUINAS VIRTUAIS em clique em  DA GALERIA


3) O Windows Azure disponibiliza algumas imagens prontas de Windows Server, Linux, SQL Server entre outros como podemos observar na imagem abaixo. Também existe a possibilidade de subir sua própria imagem para o Windows Azure utilizando alguns procedimentos que irei demonstrar nos próximos posts

Em nosso exemplo vamos selecionar uma imagem do Windows Server 2008 R2 SP1. 


4) Na tela de configuração de máquina virtual, devemos preencher o nome da VM, cadastrar um usuário e senha e escolher o tamanho da instancia

Data de liberação: Várias versões da imagem estão disponíveis. Como prática recomendada, selecionar a versão com a data mais recente.

Nome da Máquina Virtual: Esse é o nome que será aplicada na VM (hostname)


A questão do tamanho está relacionado as Instâncias de VMs disponíveis, a tabela abaixo demonstra as instâncias disponíveis:

Além das instâncias acima, a Microsoft recentemente incluiu mais duas instâncias:

A6 = 4 Núcleos e 28Gb de memória RAM 
A7 = 8 Núcleos e 56Gb de memória RAM

5) Como essa é a nossa primeira VM, vamos escolher a opção de Maquina Virtual Autônoma. 

A opção Conectar a uma maquina virtual existente, você pode se conectar a máquinas virtuais para equilibrar a carga de tráfego para seu aplicativo ou pode criar uma máquina virtual que não está conectada a nenhuma outra.

O nome DNS, é o nome pelo qual a maquina será acessada pela internet e a esse nome será acrescentado o 
sufixo cloudapp.net, ou seja, em nosso exemplo ficará SRV-IIS.cloudapp.net.

Conta de Armazenamento, trata-se do local onde será armazenado o VHD. Como não temos nenhuma Conta de Armazenamento criada ou em ingles Storage Account, vamos deixar a opção padrão.


Nas opções de região, podemos escolher em qual região vamos hospedar nossa VM, no mapa abaixo temos uma visão geral da disponibilidade dos Datacenters para hospedagem:


6) A opção de Conjunto de Disponibilidade ou Availability  Set, se ativado podemos ter uma redundância de racks, ou seja, se eu criar uma VM, ela será duplicada em 2 racks diferentes. Então caso haja alguma falha de rede ou do servidor, a VM continuará funcional.

Em nosso exemplo não vamos utilizar essa opção, então vamos clicar concluir para criar nossa VM.


7) Aqui, devemos aguardar o provisionamento de nossa VM. Esse processo deve durar em torno de 10 a 15 minutos. É nesse momento que também é criado a StorageAccount


8) Assim que o status estiver como Executando ou Running, nossa VM já estará pronta para uso.


9) Se clicarmos em cima do nome da VM, podemos ter informações de monitoramento, como quantidade de núcleos, bytes gravados, lidos, entre outra série de informações.


10) Para conectar na VM, clique no botão Conectar, em seguida será aberta uma sessão de Remote Desktop. Insira as credenciais cadastras no momento de criação da VM e pronto!!! Você estará conectado em sua VM criada pelo Windows Azure.



Abraços!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário